quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Árvore de Natal o real significado

Árvore de Natal



Introdução

Observado por quase todos os cristãos, o dia de natal que, no Ocidente, é comemorado em 25 de dezembro e, no Oriente, como na Igreja Ortodoxa Russa, em 6 de Janeiro, traz em si uma mistura de cultos pagãos e o desejo, não muito puro, que tiveram as autoridades da igreja romana de substituir festas pagãs, pelo nascimento de Jesus, nosso Senhor.
A primeira destas celebrações que tentaram "cristianizar" era a festa mitraica (a religião persa rivaliza com o cristianismo naqueles dias) do natalis invict Solis (nascimento do vitorioso Sol). Havia também várias outras festividades pagãs decorrentes do solstício de inverno quando o Sol começa a se aproximar da Terra no hemisfério norte, fazendo com que os dias comecem a ficar mais longos, como as saturnalia em Roma, festa pagã com muitos excessos. Nesta festividade, permitia-se aos escravos terem os mesmos direitos que os seus senhores. E havia, ainda, os cultos solares entre os celtas e os germânicos.


Como chegaram a data do natal ...


Existia uma pluralidade de datas sugeridas pelos eclesiásticos para a comemoração do Natal: 2 se janeiro; 25 de março; 18 de abril; 19 de abril; 20 de maio; e 25 de dezembro. Esta última surgiu, como o dia de natal, pela primeira vez, no calendário de Philocalus, no ano de 354 da nossa era.
A idéia de arranjar um dia para comemorar o nascimento de Cristo não existia na época dos apóstolos, que não tiveram, também, a preocupação de guardar a cruz em que o Senhor foi crucificado. E, por estas atitudes, temos de agradecer a Deus. Imagine se houvesses guardado a cruz de Cristo, que culto idólatra se faria hoje, no mundo à "santa cruz"? Por quase 250 anos, a Igreja não se deu o trabalho de comemorar o nascimento do Senhor. Eles estavam preocupados em ensinar a razão da vinda dEle, e não o seu dia natalício, o que quase, se comemorado, certamente se tornaria um objeto de idolatria, tal como se vê hoje.
O rei Ezequias teve de quebrar a serpente que Moisés erguera no deserto, pois ela havia se transformado num objeto de adoração.
No ano 145, Orígenes, considerado um dos pais da Igreja, repudiou a idéia de determinar um dia para a festividade do natal, afirmando que queriam comparar o Senhor Jesus a um faraó.
Foi nos dias de Hipólito, bispo de Roma, na primeira metade do século III d.c., que encontramos a primeira evidência histórica da celebração do dia do nascimento do Senhor Jesus Cristo. A princípio, ele escolheu a data de 2 de janeiro, enquanto outros preferiam as datas já mencionadas. Antes disso, 6 de janeiro era considerado o dia do batismo de Jesus por João Batista, e acreditavam ser esta a data do nascimento espiritual de Cristo. Havia quem a celebrasse como a do seu nascimento físico.
Entre os anos 325 e 354 d.c., transferiram a comemoração para od ia 25 de dezembro. Finalmente, em 440 d.c. entre tantas baboseiras que inventaram para justificar a fé em Cristo, oficializaram 25 de dezembro como o dia do nascimento do nosso Salvador. A proposta até parecia justa, queriam cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia. No entanto, para desfazer erros, criaram outro maior.
Há um método mitológico que dizem ser capaz de calcular a data da criação como sendo 25 de março. Com este entendimento, os "sábios" calcularam que Cristo, a Nova Criação, o Infante-Rei, o único Intermediário entre Deus e o homem, também teria sido concebido nesta data. Logo, nove meses depois, ou seja, 25 de dezembro, seria o natal.

A origem da árvore de natal


A árvore de natal é de origem germânica. No tempo de São Bonifácio, foi dotada para substituir os sacrifícios ao Carvalho sagrado de Odin, adorando-se uma árvore em homenagem ao Deus-menino.
No Carvalho sagrado de Odin, eram colocados presentes, para que as crianças pegassem, fato parecido com o que acontece hoje nas festas de Cosme e Damião, em que as pessoas oferecem doces e presentes à criançada.
Odin era um deus da mitologia germânica, chamado também de Wotan. Era considerado o demônio do mundo. Tinha dois irmãos, Vili e Vé. Segundo a lenda, Odin e seus irmãos mataram o gigante Ymir e de sua carne formaram o mar; dos ossos, criaram as montanhas; dos cabelos, fizeram as árvores; e do seu crânio, a abóbada celeste. Fizeram, ainda, de dois troncos de árvore, o primeiro par humano, Ak e Embla. Esta é uma explicação groseira que o inferno usa para susbtituir os atos da criação que o nosso Deus realizou, tal como descritos em Gênesis I.
A principal função "divina" de Odin era a de deus da guerra; trazia na mão a lança Gungir, cujo golpe nenhuma força poderria conter, e montava o cavalo Sleipnir, que tinha oito patas, e no qual cavalgou até Yggdrasill, árvore onde se sacrificou, para si mesmo, pendurado por uma lança nesta "Árvore do Mundo"(ou "Grande Árvore").
Ele tinha, ainda, o Dom de tomar múltiplas formas. Quando surgia como humano, adquiria as feições de um homem barbudo, caolho, usando um chapéu de abas largas e se envolvia numa vasta capa.
Como os "santos" romanos não conseguiam acabar com esta adoração fetichista, trocaram a adoração à "Árvore do Mundo" pela árvore de natal.
Atualmente, o natal é celebrado as mais variadas maneiras. A mais perversa é o sentido comercial que ele tomou; em que os comerciantes enfeitavam suas lojas, as prefeituras fazem o mesmo com as cidades, as famílias se reúnem, não para comemorar o nascimento do Salvador, mas para festejar o natal com bebidas, carnalidade e tantas coisas mais.
Para a comemoração do natal, não é de hoje que v'rias idéias foram criadas, a fim de tornar a celebração mais emcoionante, idéias estas que dariam mais vida à festa de natal. Coube a São Francisco de Assis a introdução do presépio no século XIII. Quanto à figura lendária de Papai Noel, ela deriva-se de São Nicolau (século IV d.c.), bispo da Ásia Menor, que, ao contrário da figura bonachona e barbuda do conhecido Bom Velhinho, era austero, porém com reputação de homem que fazia o bem e era generoso.
Os compositores, alguns sem o menor amor ao Senhor, fizeram lindas canções, em que, ao ouvi-las, tem-se a idéia de que não existem problemas no mundo. No instante em que as famílias brindam, desejando feliz natal uns aos outros, do lado de fora das casas, todas decoradas, cada uma competindo com a outra, na decoração, pessoas miseráveis continuam a trilhar os mesmos caminhos duros que já percorrem os seus ancestrais.
Resta uma pergunta que responde a toda e qualquer indagação sobre se devemos ou não comemorar o natal de Jesus: será que o Espírito Santo se esqueceu de colocar, na Palavra de Deus a data ou qualquer orientação para que a comemorássemos, ou será que o que estamos fazendo não é da vontade do Senhor?

93 comentários:

Anônimo disse...

só um verdadeiro cristao vê o natal desta forma... mas qt a historia da arvore de natal a que o pastor contou e os relatos k estao na internet sao sobre nimrode o deus sol .

Anônimo disse...

tive a oportunidade de estar lendo aqui porque resolvi fazer arvore de natal com os alunos (estrangeiros que estudam na escola japonesa) e nao poderia de deixar de dar uma explicação sobre a arvore pois so fazer por fazer ficaria um vazio...uma questao e um fato real e triste, o comercio aproveitando o sentimento de fraternidade do povo visando o dinheiro o lucro e apagando o sentimento religioso...

Anônimo disse...

nossa!!! to indignada com o significado do papai noel... eu nao fazia a menos ideia do que significava!

Anônimo disse...

o que nesta escrito é mentira pois os romanos colocavam cabeças cortadas e penduravam nas arvores e fazendo bolinha de enfeites.principalmente as cabesas de recem nacidos que eram pequenininhas para o enfeite.

acho muita covardia oque fazinham com as crianças e uma vergonha.

Anônimo disse...

é muito confuso: cada pastor fala uma coisa,daí,eu fico sem saber....

Anônimo disse...

meus irmãos, para que tanta confusão??? A palavra de Deus fala que devemos comemorar essas datas festivas ???Não meus irmãos, não há na bíblia nada que nos respaude a respeito de comemorar natal, papai noel, nada disso Deus nos manda que comemoremos...acordem meus irmãos...o foco é Cristo...leiam a bíblia.

Anônimo disse...

Muito interesante eu desconhecia de todos esses fatos, só busquei porque vou dar uma aula na igreja para as crianças de 3 e 5 anos e gostaria de levar o assunto sobre a arvore de natal, nais não vou levar agora esse assunto não é para o nivel deles ainda são pequenos,e isso é muito serio, OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESSES ASSUNTOS MUITO IMPORTANTE MESMO TEMOS QUE ABRIR O OLHO E O FOCO É CRISTO.

Anônimo disse...

quanto aos significado da árvore fiquei chocada, mas gostaria de conhecer as fontes das informações. Em relação a Bíblia não conter a celebração do nascimento de Jesus, também não nos ordena comemorar o nosso nascimento (festejar aniversários e no entanto ninguém entende por pecado tal festejo). Em relação ao 'papai noel' é mais fácil compreender por conta de sua origem Sao Nicolal que é claro em todas as fontes que se pesquise...

Anônimo disse...

a certeza nestas afirmaçoes ??

Anônimo disse...

Hoje em dia tem "cristão" que comemora não apenas natal, comemora dia das bruxas, usa pirsim em toda parte do seu corpo que ate entaum seria templo do Espirito Santo, tem tatuagem por todo corpo, enfimos "cristãos" de hojeta uma vergonha, mas cama, o diaesta chegando!

Anônimo disse...

SOU CRISTÃ E COMEMORO ANIVERSÁRIO DE ENTES QUERIDOS, ATÉ TENHO UMA TIA QUE DEVIDO AS DIFICULDADES DOS MEUS AVOS NÃO SE SABE AO CERTO O DIA DO SEU NASCIMENTO, PORÉM FOI ESCOLHIDA UMA DATA PARA O SEU ANIVERSÁRIO E TODOS COMEMORAM, ENTRE TODAS AS PESSOAS, COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE JESUS CRISTO, QUE RESSUCISTOU E VIVE, ACREDITO SER UMA ATITUDE DE AGRADECIMENTO, AMOR E FÉ, POIS É O ÚNICO DIGNO DE SER ADORADO.
ADORAR AO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO É FAZER SUA VONTADE... MUITAS PESSOAS APROVEITAM O DIA DA COMEMORAÇÃO DE SEU ANIVERSÁRIO PARA SOMENTE AUMENTAR O CONSUMISMO, SE EMBRIAGAREM E FAZER VÁRIAS LOUCURAS, PORÉM ACREDITO QUE TODOS OS DIAS, MAS PRINCIPALMENTE NESTA DATA PODEMOS COMPREENDER MELHOR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR O SEU PRÓXIMO, ESTANDO EM FAMÍLIA, COM AMIGOS E VIZINHOS, NUMA GRANDE FESTA COM ALEGRIA NA PRESENÇA DE DEUS.

Anônimo disse...

DEUS, TENHA MISERICORDIA DESTES QUE SABENDO DA VERDADE SE VOLTAM PARA MENTIRA,
NAO AO NATAL,NAO AO CARNAVAL,NAO A PASCOA(COELHO),
NAO A TUDO O QUE DEUS, NAO MANDOU FAZER

Anônimo disse...

Deus não mandou comemorar o casamento e mesmo assim Jesus tava la na festa ... e isso independe da função milagrosa dele no ambiente q era transformar a àgua em vinho ... Vcs são muito radicais ...

Anônimo disse...

Isso que o amado colocou está tudo na Enciclopédia Barsa. Podem conferir. Disse que isso é mentira, está colocando nossos icionários e Enciclopédia no lixo. Shalom

valteir rodrigues disse...

se olharmos o assunto com maturidade e visão bíblica, perceberemos que se for pra comemorar o "aniversário ou data de nascimento", não haveria mal algum ,pois faríamos isto com alegria e demonstração de amor. Embora, a bíblia enfoque, como mais importante, comemorarmos ou relembrarmos a sua morte. não uma vez por ano, más sempre que "comermos o pão e bebermos o cálice". pois sua morte sim ,nos trouxe motivos de comemoração. ..."AS ATITUDES CRISTÃS VISEM SEMPRE A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO" graça e paz a todos.(Pr valteir rodrigues- Ans Goiás)

Anônimo disse...

Put's qe merdda!

Moni gabi disse...

pra que que serve as cantatas natalinas nas igrejas
ja que não devemos comemorar o natal

Anônimo disse...

natal:palavra tão pequena mas com varios significados,auguns oucultos e outros não.muintos no natal servem ao diabo mas não sabem.

Anônimo disse...

estes otario que diz que comemorar o natal foi o nascimento de Jesus estes mesmos vão usar o chip da besta, achando que é normal.acorda banco de otario.olha para JESUS

Anônimo disse...

OLHA O NATAL NÃO COMEMORA O NASCIMENTO DE CRISTO, MAS SIM UM COMÉRCIO DE COMPRAS PARA ENRIQUECER OS PECADORES MAIS E MAIS,VCS ACORDEM E FIQUEM ESPERTOS PARA SE CHEGAR A DEUS,É MUITO ESPINHOS PELA FRENTE,NÃO VÃO NA ONDA DE NÃO TEM NADA A VER, POIS É ASSIM QUE O DIABO GOSTA, E ESTE INDIVIDUO VAI LEVAR COM ELE MILHARES E MILHARES DE GENTE COM ELE.

Anônimo disse...

A Paz do senhor Jesus irmaos Sobre o nascimento do senhor Jesus infelismente td virou comercio eu comemoro o nascimento. Do nosso senhor Jesus todos os Dias pq ele nasce tds os Dias no meu coracao

Anônimo disse...

irmãos tem coisas q nao estaram na biblia mas se Deus nos mandar fzer amém....tem pessoas q tentam achar resposta na biblia sobre td q tem dúvida...a palavra sem revelação é um livro..tem coisas q excede nosso entendimento...sobre arvore, natal,papai noel...senti de DEUS um não como resposta,por isso estou tirando td q agrade a satanas...ele engana o homem..vamos orar q ELE nosso DEUS vivo vai reswponder....não estou dizendo q a palavra nao seja importante,pq é importante, se nao fosse DEUS não teria a criado p nós..to falando p os argumentos e duvidas de muitos q estao sendo enganados. graça e paz pri!

Anônimo disse...

evangelista Edson venho dizer um algo aqui que vivo o que esta na Biblia e o que me edifica vcs que estão q criticar o pastor me responda o que uma arvore enfeitada na sua casa vai te edificar e qual beneficio tye trará ?

Anônimo disse...

Serà que por eu montar a àrvore de natal todo ano sem a intençâo de adora-la eu serei condenada?

eduardo fortunato disse...

Bem-aventurado aqueles que reconhecem a verdade e praticam o bem, infeliz sao aqueles que reconhecem o erro mas continuam a pratica-la. Vc nao sabia, mas agora que sabe a verdade, vc e julgado(a) por Deus.

Anônimo disse...

Festas pagãs é a nossa carne gritando pelo seu prazer momentaneo e a maioria das pessoas nåo tem a menor noção de seu significado. Nossa cultura incutiu em nós enganos como esse pois crescemos numa sociedade com o modelo católico, ortodoxo, romano.A idolatria continua a reinar no inconsciente coletivo.
Temos que clamar para que O Santo Espirito de Deus nos abra os olhos espirituais para discernirmos o que é divino e profano. Que Jesus habite em nossos corações. Amém

Ivonei Miotto disse...

Devemos sim comemorar e glorificar ao Deus vivo que ressucitou e opera naqueles que o buscam de todo coração, e não festejar uma data que nos dias de hoje não passa de uma farsa comercial além das pessoas pecarem, pela glutonaria e bebidice que de Deus não tem nada .

Anônimo disse...

que bobagem....

Anônimo disse...

Concordo, qd dizem que virou comercio, sou católica, mas não vejo o Natal como muitos vejam, vejo como um dia normal, não faço muitos esforços para trocas de presentes, acredito que momento de confraternização é vc que decide, o dia e a hora do ano, se der para decorar, decoro se não, ótimo, nada vai alterar na minha vida, não vejo nada de errado na arvore, no papai noel, o que se vê são crianças felizes qd se fala em papai noel. Acredito que maldade tá naquilo que voce quer ver como maldade. Vamos respeitar as opiniões e aceitar a Deus sobre todas as coisa.

Anônimo disse...

CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu achei super interessanta,e é a realidade,pois então,na bíblia não diz o dia do nascimento de Jesus!!

Anônimo disse...

A paz do Senhor,acho que há muita besteira sobre a arvore de natal,pra mim tanto faz tela ou não,a minha salvação está em Jesus.Agora há muitos irmãos que jugam os outros por uma arvore, e tem carro novo e não dá uma carona a um irmão,tem o armario cheio e não dá um kg de sal a o irmão.Me diga,não é pior do que ter uma arvore de natal?

Anônimo disse...

meu , a verdade é jesus,muitos leem a biblia para a salvação ,porém outros para a perdição

daniel.arte.raiz disse...

Incrível!!!!!!O que a histo´ria nos revela!!!!

Anônimo disse...

Desde muito tempo pessoas vem colocando textos em nossas vidas mutando o sentido da vida. Por isso vivemos em um mundo tão sem nosão cheio de magoas e guerras e morte não e atoa que muitos cristões que se dizem ser, vivem em um regime de tolerancia. Querem o bem para o mundo mais vivem menosprezando o proximo inclusivel aqueles que são de outras relogiões. Querem mudar nossas cabeças, querem mudar nosso sentido de viver mais não olham para si, são mais errados que muitos. Sera que um dia tudo isso vai mudar ? Nao pois não mudou na epoca de hitler vai mudar agora. As pessoas tem que saber a verdade sobre a historia da igreja e saber sobre protestantismo.

Claus Jerke disse...

Infelizmente é triste perceber que cristãos se deixar persuadir por mensagem erradas do verdadeiro significado de todas as simbologias contidas na Palavra de Deus, na Bíblia. Igualmente ao arco-íris, não devemos buscar significado pagão, pois para nós, ele não é um "significado", mas sim, uma distorção do real objetivo divino de nos fazer entender seu querer. O arco-íris não é o simbolo de nenhum movimento, mas sim, uma mensagem de Deus aos homens, sobre sua demostração de amor e cuidado para conosco. ISTO é o que devemos propagar e ensinar a todas nossas crianças. Se alguém pegar algum símbolo cristão e der outro sentido, NÃO devemos propagar tal conceito, principalmente para nossos filhos. A cruz para nós tem único significado: o Amor de Deus pelas almas perdidas e seu sacrifício em nosso lugar para remissão de nossos pecados e reconcilhiação ao Deus Pai. Ponto. Qualquer outro "significado" é falso e não deve nem ser chamado de "OUTRO SIGNIFICADO", pois se não existe outro Deus senão o Senhor, jamais devemos dizer "outro deus", pois a Bíblia diz que só há um Deus. Assim, a Árvore de Natal, nada mais é para nós cristãos, do que a lembrança do que esta desde Genesis até o Apocalispe: A árvore da vida. Quando nos deparamos com a árvore de natal, serve para lembrar-mos que, assim como as bolinhas representam os frutos, Deus nos concede, através do nascimento de Jesus Cristo, a possibilidade de "lavar nossas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que possamos ter o direito à árvore da vida, e entremos no céu”. Apocalipse 22, verso 14. Toda árvore com vida, istó é não seca, produz frutos e é frondosa. Assim, espero que aproveitemos este período natalino e que saibamos, assim como Jesus ao contar suas histórias ensinava, ensinar nossos filhos a ter os olhos fitos naquilo que é verdadeiro e real, esperançoso e salvador... Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador!

Anônimo disse...

Lendo esse texto e vendo as opiniões nos comentários acima, entendo a preocupação em não pecar e buscar a verdade sempre, mais será que a coisa não foi para outras direções, a comemoração de uma data seja ela dia dos pais, das mães, de Natal ou de nossos aniversários não está descrito na biblia, não pq o espirito Santo esqueceu como foi dito, ou pq Deus não quer... entendam dessa forma aquilo q Deus não quer q façamos está na biblia, idolatrar outros Deuses sejam eles o dinheiro, os "santos", os amigos, os irmãos, os pais e mães, as coisas em geral... então se essas comemorações existem p essa finalidade na sua vida, tenha certeza q Deus não tem se agradado de seus atos, mais se vc procura a verdade e caminhar nos verdadeiros significados dessas comemorações explicando e sendo exemplo para o ensinamento das famílias das boas obras do senhor então q mal há nisso... que mal há em ter o dia de agradecer a Deus pela sua vida, que mal há em Agradecer a Deus pela sua misericordia de ter enviado seu filho para morrer por nois... não importa se é dia 2, 6, 24, 15, ou 25 de Dezembro isso é só uma forma de firmar uma data q é desconhecida mais que de tão importante não deve ser esquecida... Deus é maior que toda essas discurssão do que é pecado ou não! e para vc que ainda está em dúvidas por ter lido tantas opiniões diferentes, peça ajuda ao espirito santo de Deus, e Ele que nos ajuda a seguir o verdadeiro caminho e com Ele não tem confusão... A paz do Senhor a Todos!

Anônimo disse...

Infelizmente nos cristãos até Pastores estão aceitando e nos conformando com essas coisa...profanas... mundanas..e inserindo nas nossas igrejas, satisfazendo assim a vontade de homens e não do nosso DEUS...

Nina disse...

bullshit. Não é idolatria. Natal é comemorar o aniversário de Cristo, assim como comemoramos o nosso. Parem de ver maldade em tudo, seriously. It's impossible to be happy this way.

Anônimo disse...

Cem centido e com palavras

Jeniffer Cubas disse...

Bom na minha casa nós somos evangélicos e todos os anos tivemos uma árvore natal...isso nos impossibilitou de fazer grandes mudanças.Quero saber se tem uma forma de decorar a casa e o local dos presentes sem usar a árvore.

Anônimo disse...

passar apenas o dia 25 de dezembro com amigos e trocar presentes não tem problema? ou tem?

OpenCraniuS disse...

qual o siginificado de nascer no dia 25 de dezembro ? há muito procuro sabe mas naada
diegoholow@gmail.com

Anônimo disse...

Deus conhece o meu coraçao,.. Independentemente se eu tenho uma arvore de natal.. Eu só adoro um Deus vivo...
Eu nem sabia do significado eu só quero como todos os anos comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

Lili Oliveira disse...

eu não sabia q era dessa maneira sou crente e sei q muitos não conhecem o verdadeiro significado da arvore de natal

Robson Pestana de Sá disse...

Deixo registrado para todos que o Senhor JESUS sempre nascerá em mim todos os dias por isso nós como filhos de DEUS devemos comemorar o nascimento do sr:JESUS todos os dias de nossas vidas. sem concordarmos com datas para satisfazer ao comercio.

Anônimo disse...

Interessante, sou cristã a 15 anos, mas nunca imaginei que fosse assim os significados do natal, da árvore, dos presentes eu sempre soube que não era do agrado de deus mas os significados é impressionante, glória a Deus porque agora estou mais ciente da verdade!

Anônimo disse...

História e significado da árvore de Natal

Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.

De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial.

No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.

Dia de montar a árvore de Natal

- De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.

Djalma Neves filho disse...

O IMPORTANTE É COMEMORAR O NASCIMENTO DE JESUS INDEPENDENTE DA DATA.

Djalma Neves filho disse...

O IMPORTANTE É COMEMORAR O NASCIMENTO DE JESUS INDEPENDENTE DA DATA.

Anônimo disse...

muito bom o esclarecimento, aprendi muito.

Anônimo disse...

Quanto mais pesquiso, mais informações interessantes ou desconexas encontro, e vejo bastante implícito pontos de vista pessoais...

Anônimo disse...

cerar que e verdade eu não acredito a maldade esta no coração das pessoas que querem o mal para o povo so deus pode confirmar.

Anônimo disse...

A paz do senhor.Deus acima de tudo.a adoracao a gloria a exaltacao devemos so a ele.o mundo quer no cegar m.as os. verdadeiros justos .nao fecham os olhos espirituais

Anônimo disse...

Vai tomar no cú!!

Anônimo disse...

Só se for o olho do teu cú teu filho da puta!!!

Anônimo disse...

Tem sim! No dia 25 vc precisa ficar ajoelhado no milho, da meia noite até as 8 da manhã, para pagar pelos Natais passados! #fika dica

Anônimo disse...

Vai te fazer! Eu comemoro o que eu quiser!

Anônimo disse...

POR MIM CADA UM COMEMORA O QUE QUISER É CLARO, MAS É BOM ESTUDAR O PASSADO PRA COMPREENDER O PRESENTE, NA MINHA OPINIÃO QUEM COMEMORA NATAL OU É RICO OU ROMANO ANALFABETO.

Anônimo disse...

Pessoal cada um de nos devemos saber o significado das coisa antes de fazer pra não erra com deus esse mundo tem tantas coisa ruim e nada de bom eu não sabia da árvore eu fiquei surpreendido com o significado.As coisa do mal vem tudo oculto nos devemos vigiar qualquer coisa.A maioria das pessoa erra por causa disso pensa que as coisa e boa mais na verdade e uma coisa ruim.para aqueles que ta vendo isso vamos vigiar jesus esta voltando abraços pra todos

Marcos Oliveira disse...

Bom saber

Anônimo disse...

Pelo amor de deus, eu duvido que você só prática oq está na bíblia. Vamos ter pés no chão, todos erramos, todos pecamos, isso é do ser humano, seguir 100% do que a bíblia manda, é praticamente impossível... Para que ta feio neh...

Anônimo disse...

O fato aqui não é se é permitido ou não comemorar o Natal. O fato e que Devemos todos os dias lembrar o motivo do nascimento de nosso Salvador Amado Jesus. No entanto, infelizmente, essa festa de 25 de Dezembro que se comemora hj não passa de uma festa pagã onde festejamos o Nascimento de um deus pagão que veio trocando de nomes através dos séculos, Tamus. Este recebeu o nome de menino Jesus quando o imperador Constantino permitiu o culto cristão em Roma. Procurem saber sobre isto pesquisando sobre sua mãe Semirames e deixemos de ser enganados.

Anônimo disse...

Devemos mesmo sempre orar, ler a Bíblia e pedir o direcionamento de Deus em tudo.

Anônimo disse...

O Verdadeiro Significado nós fazemos. Pense que se force levar em contas todas as lendas contadas ao longo dos seculos as pessoas n teriam mais o livre arbítrio. De-se sempre propor uma homenagem a quem queremos. Se eu quiser uma arvore de natal em minha casa por ser um simbolo lindo do natal, não quer dizer q eu estarei adorando deuses pagãs. Como ter um papai noel não significa que acreditamos que realmente ele irá deixar presentes. Fazer o que nos agrada sempre é a melhor decisão. Eu já mais abrirei mão de ter arvores de natal ou coisa do tipo por que alguém disse algo do tipo.

Anônimo disse...

O mais importante é não crer nessas tolices que somente faz ostentar puro comércio, repetindo-se todos os anos e fazendo-se desviar a atenção do propósito de Jesus.

Anônimo disse...

Infelizmente, o Natal é uma festa que desde que descobri qual era o verdadeiro significado, não tive mais tanto prazer em comemorar. Porém aproveito a oportunidade de no dia falar do amor.de.Deus, de evangelizar,de deixar uma mensagem para as pessoas que estão ali. Desde quando conheci sobre o significado da árvore e do Papai Noel, abstive destas coisas e pretendo continuar assim. Uma coisa é a celebração das festas dedicadas aos homens, como.aniversário e não há qualquer problema com isso. As pessoas querem espiritualizar coisas que não se espiritualizam. Porém, quando se trata das coisas celestiais, de Deus, biblicamente a única celebração que o Senhor nos ordena até à sua volta, é a Santa Ceia, que na verdade se comemora a morte de Jesus e não o seu nascimento, vale lembrar.
As pessoas criaram o Natal há séculos por vários motivos; mas o fato é que a celebração quando se trata do nascimento de Jesus deve ser diária, devemos ser gratos em todo tempo. O "Natal" dos homens é um ato religioso, e Jesus está longe de ser adorado neste dia na maioria das famílias. Neste dia ninguém.bebe, as famílias não brigam, nao xingam, mas no outro dia nada mudou, e Cristo novamente é deixado para trás. Usam a.imagem do Senhor para celebrar algo momentâneo, com hipocrisia muitas vezes, e sem falar do comércio. Não acredito que Jesus se agrade. Mas enfim, essa história é longa e não vai parar por aqui; e nós que dizemos ser cristãos, devemos aproveitar este dia para deixarmos uma mensagem de Deus para nossos parentes; não devemos deixar de estar.com.eles por causa do verdadeiro significado do Natal; pelo contrário precisamos estar juntos a aproveitar para salgar com sabedoria o ambiente. Quanto às igrejas, acreditam que acabam aproveitando a oportunidade para também ministrar uma palavra de amor, de salvação. Até porque conheço pessoas, parentes de pessoas que só vão à igreja no dia do Natal. Então o papel da igreja é muito importante neste dia na vida de milhares de famílias. Quantas vezes um marido, ou esposa, filho convertido estão à espera de que um ente querido aceite o convite de ir à igreja?! Então essa é a grande oportunidade que podem tê-los pela primeira vez ali.
Tenho dois filhos, 5 e 6 anos; e desde já ensino a verdade, que papai noel não existe e que o sentido natal não são presentes, mas a presença, o amor.de Deus em nossas vidas. Ser protestante é justamente nadar contra a maré, contra as influências mundanas, pagãs que tiram o foco daquilo que realmente importa para Deus, daquilo que requer de nós.

Unknown disse...

Vi um comentário que mencionava que se não comemorar o nascimento de Yahwshua(Jesus), não deveria comemorar o nosso também. na realidade deveria ser assim. O princípio é que na ocasião do aniversário de alguém, quem é exaltado e glorificado é o aniversariante e não o Criador. Levando em conta que no livro de exodo capitulo 20, menciona que o único a ser adorado e cultuado é o próprio Criador.

Unknown disse...

muito bem dito as palavras do amigo acima a respeito de aniversario,em relação ao natal arvore e tudo mais queridos tudo isso é paganismo pode a luz andar com as trevas?pode servir dois senhores?eu creio que não,então deixem de seguir falsos mestres e sigam a biblia somente pois sabemos que Deus é zeloso para conosco e nos deu um mandamento importante para não adorarmos outros deuses é simples não fiquemos procurando chifre em cabeça de cavalo basta obedecermos e lutarmos contra nossos desejos ,fomos desde crianças estimulados a gostarmos de natal pois o inimigo é astuto e fara de tudo para ser adorado em lugar do Grande EU SOU vamos ser fiéis a luz que recebemos Amém

Livinha Nogueira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Crystal disse...

* penso que datas que vc obrigatoriamente tem de comemorar .. penso que e ser escarvo destas datas.. *Se o Senhor Jesus veio para nos dar liberdade.. De que valeria Moses fazer tudo que fez pela fé em Deus livrar o povo da escravidão ..Deus com seu amor de misericórdia mandar seu filho unigênito no ventre de uma mulher virgem.. e com seu poder do espirito nos mandar a salvação de nossas almas e termos em nos o espirito de Deus..jamais na palavra de DEUS tem data alguma do nascimento de jesus.. pensa gente.. tudo isso e abominável aos olhos de Deus.. pois e IDOLATRIA.. Na qual Deus jamais perdoará.. Más cada um na sua.. e cada um com sua opinião.. eu Nunca gostei dessa data .. e Ridículo tudo.. e esse velho então mais idiota ainda coitadinha das crianças inocentes acreditarem nessa BOSTA..perdão pela palavra..E O QUE SINTO.. E FALEI .. SOU SINCERA SIM SIM .. NÃO NÃO ... Não tenho religião pois sou livre ..sigo o senhor jesus em novidade de vida e espirito.. Religião e escravidão.. e eu sou livre..

terezinha disse...

Eu como cristã gostaria que o Natal fosse comemorado com reunião da família, culto religioso, oração e agradecimento pela vida de Jesus. Não deveria ter bebidas alcoólicas, somente refrigerante, sucos, doces, bolos, tortas, salgados e etc.... seria como festejar o aniversário de 1 ano. de um cristão fiel as coisas de Deus (para mim não seria festa de natal) seria festa cristã.

gidalte pereira disse...

Eu queria saber, porque o nosso irmão Antônio, sendo Cristão só diz palavrão?
Me responde está!

Unknown disse...

Que nojo! !!! A palavra cristo também está fora. Deus criou o mundo sozinho sem a ajuda de ninguém Cristo não é para ser adorado somente O ETERO DEUS.
Procurem nos livros e história mesmo vcs verão que essa companhia de Jesus foi criada por homens . Devemos seguir o antigo testamento em primeiro lugar, ali está todas as respostas que precisamos. Lembre-se ANTIGO TESTAMENTO.

Silvia freitas Rio de Janeiro disse...

Nem os pastores querem falar a verdade para não perder membros assim não terão dízimos.
Não se deixem enganar .
Devemos seguir o antigo testamento ali está a resposta de tudo. Se pedir ao Eterno e Único Deus ele vai te mostrar a verdade.

Silvia freitas Rio de Janeiro disse...

Comemorar o Dia do nascimento da sua tia é uma coisa , ela está entre os carnais precisa contar a idade dela a cada ano.
Deus não deixou em lugar algum que Ele queria que comemorássemos a data do filho Dele que veio à Terra somente para sofrer e morrer por nós. Acha que Deus se alegra com isso? Claro que não.
Não está escrito em lugar algum na bíblia.

Silvia freitas Rio de Janeiro disse...

Kkkkkk viajou na história hem nada a ver.
Vai colocar um sapato na janela também ? Tudo mentira

Silvia freitas Rio de Janeiro disse...

Kkkkkk Porque ele está em uma religiosa dos salvos, ele pode fazer tudo de errado que ele tem um advogado fiel que defende as causas dele e está lavado e remido no sangue.

Silvia freitas Rio de Janeiro disse...

Kkkkkkkk

EdiinelLton Almeida disse...

Vc precisa conhecer o antigo testamento,pois todo o antigo fala a respeito de Jesus Cristo,o profeta Isaias é considerado o profeta messianico por ser o profeta q mais profetizou a respeito de Cristo.O antigo e novo testamento se completam porem a biblia diz q o homen natural não entende as coisas de Deus nem as compreende.O verdadeiro siguinificado do Natal é o nascimento q representa esperança para a humanidade,morte q representa nossos pecados sendo crucificado com cristo Rm.6-7 e Principalmente ressurreição Jesus Cristo está vivo e adestra de Deus não está em hum pendurado em madeiro cm algumas religiões mostram pendurado em uma cruz mais ja ressuscitou se formos em Jerusalém no tumulo q ele estava simplesmente vc vai ver na entrada uma placa escrita ele não esta aqui mais ja ressuscitou...Gloria a Deus nas auturas...Não existe antigo testamento sem o novo no evangelo de joão 1.1-4 a biblia diz q Jesus era o vervo desde o princípio.

Bianinha & João disse...

Não a árvore de Natal foi um simbolismo criado por Martinho Lutero. O Pinheiro representa a vida por ser uma árvore que vive verde até mesmo no inverno.

Bianinha & João disse...

Não a árvore de Natal foi um simbolismo criado por Martinho Lutero. O Pinheiro representa a vida por ser uma árvore que vive verde até mesmo no inverno.

clícia disse...

SilviA, desculpe, mas o que tem a ver o dízimo com a explicação dada?

Anônimo disse...

Não MSM, Jeová criou o mundo junto com seu filho Jesus pra lhe ajudar...isa. 45:18
Mais a glória pertence só a Jeová nosso verdadeiro deus.
Graças a Jeová um site MT bom me ajudou MT pois n comemorava o natal e nem ano novo pois já sabia mais hj é q eu n comemoro MSM pois sei q da glória a outros deuses falsos
Veja o site é o JW.ORG lá VC vai ver MTS perguntas bíblicas que me ajudou e vai ajudar VC tbm

Unknown disse...

BONS CONTOS SERVEM PARA DISTRAÇÃO...
QUER LER UMA HISTORIA BOA,DE VERDADE, QUE ALIMENTA E QUE SALVA?
LEIAM A BIBLIA SAGRADA!!!
APROVEITEM E VIVAM!!!!

lua disse...

Agradeço DEUS pelos os esklarecimento CRISTO esta vivo dentro de min esta e a maior comemoraçao do siginificado do Natal

lua disse...

siginificados seja arvore-natal -noel nao inporta!o que inporta e que CRISTO esta vivo para todo sempre,epossa nacer nos coraçoes da humanidade a cada instante porque so ele e perdao e vida

Daniel Alves dos Santos disse...

Tanto ignorante perdido q não sabem nem de fé.. Cultuam seitas e acham palavras onde n existe pouco sabem de religião ..Aprenda ignorante ninguém vai ao pai senão por mim..a trindade Deus pai,filho jesus ,espirito santo..
Natal nascimento de jesus e não da arvore e nem do papai noel.
E só jesus salva..

kelly silva disse...

15 de novembro de 2016
anonimo

li todos comentarios e acredito somente em algo Deus e unico e que devemos adorar ELE acima de tudo quanto as comemora;oes vai da maneira de como vc e em espiritual com DEUS.

silvana reis Sousa disse...

Siga o seu coração.... Isso é uma grande besteira afffeeeee.... Amo meu senhor Jesus com todo meu coração. Eu tenho uma árvore para mim o natal é uma festa familiar

Anônimo disse...

Vejo muita religiosidade.. ao invés de se preocuparem em não pecar se preocupem com a salvação que é individual e o que conta é a intenção. Deus sonda e conhece os corações.. tanta gente que fala bonito e não pratica a metade.. aff

Unknown disse...

🔻🔺🔯 percebo o quanto vcs q se dizem evangélicos, crentes, católicos ou sei lá oq... não s unem em prol do deus d vcs , ao invés debatem discutm e o pior ñ chegam a lugar algum, vcs mim divertem 🔺🔻

Cris disse...

Mesmo isso... E se buscar a Deus e examinar as escritura encontrarás respostas para tudo !

Postar um comentário